Realizamos um encontro no Espaço Multiplicidade, onde convidamos o Deputado Leandro Grass, a administradora do Guará, a Deputada Júlia Lucy e o subsecretário de Tecnologia para Cidades Inteligentes da Secretaria de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de entender o que Brasília tem de tecnologias voltadas para cidade inteligente e que já está implantado no Guará.
Nessa conversa, conseguimos identificar várias ações implementadas no Guará voltadas para cidade inteligente, tais como o Wifi Social, na Feira do Guará, o Reciclotech, que recolhe o material digital para mandar para a reciclagem entre outros. A Escola Técnica é outro grande destaque, que recentemente gerou oportunidades para áreas de enfermagem e computação gráfica, com 5% de reserva para candidatos com deficiência. Ainda, o Papa lixo que recolhe o entulho de recicláveis, a Horta Comunitária da cidade e as 31 câmeras de alta resolução em pontos estratégicos e nos acessos do Guará. E a lista continua com o Espaço da Juventude, dentro da administração do Guará com computadores disponíveis para a comunidade. Seguimos ainda com a Central de Monitoramento Remoto da PM-DF, o poste com luz de led em toda cidade, drones da PM e do Batalhão de Bombeiros disponíveis.
No Guará, já contamos com tecnologias e espaços de cidades inteligentes, mas muitas vezes nem nos damos conta disso. Em algum sentido, a cidade já possui vários aspectos que a tornam não apenas inteligente, mas também pronta para crescer como uma “smart city” que é o termo em inglês para se referir ao uso de tecnologias de informação e comunicação para melhorar a qualidade, o desempenho e a interatividade dos serviços urbanos, reduzir custos e consumo de recursos e aumentar o contato entre cidadãos e governo. Cidades inteligentes visam tornar-se mais eficientes, sustentáveis e habitáveis, integrando diversas soluções tecnológicas nas áreas de transporte, energia, saúde, água, resíduos, segurança, infraestrutura e governança.
Além disso, contamos com as pessoas. Temos indivíduos apaixonados pelo Guará e que se dedicam a projetos de destaque na cidade, que são compartilhados com todo o Distrito Federal.
Temos muitas ações pontuais e precisamos coordená-las para que tenham um impacto mais significativo. Nossa intenção é incluí-las na rota turística do Guará e mostrar ao Distrito Federal e ao Brasil inteiro que o Guará é uma potência turística, econômica, criativa e colaborativa.
O projeto Hackacity Guará não se limita apenas a cumprir a emenda parlamentar. Não deixaremos de agir apenas por falta de recursos financeiros. Estamos realizando várias outras iniciativas, como a Incubadora Guará Criativo em parceria com a administração local.
Para a Incubadora de Projetos, os mentores da iniciativa poderão apoiar aquelas ideias mais empreendedoras e inovadoras nas cidades de diversas maneiras. Algumas das formas mais comuns são:
- Consultoria individualizada: Os mentores do programa ajudarão a lapidar a estratégia para o seu negócio, sejam elas relacionadas a gestão, marketing, finanças ou qualquer outra área.
- Treinamentos e cursos: Uma cidade inteligente oferece treinamentos e cursos para empreendedores em diferentes áreas, como gestão, marketing, finanças e inovação, para ajudá-los a aprimorar suas habilidades e conhecimentos.
- Acesso a informações e ferramentas: Uma “smart city” fornece acesso a informações e ferramentas úteis para ajudar os empreendedores a tomar decisões informadas sobre o seu negócio, como pesquisas de mercado, modelos de negócios e planos de negócios.
- Também incentiva o networking e oportunidades de negócios na cidade: O Programa também oferece oportunidades de networking e de negócios para os empreendedores, como feiras de negócios e rodadas de negócios, para ajudá-los a fazer novos contatos e expandir sua rede.
- Acesso a financiamento: A Incubadora Hackacity pode ajudar os empreendedores a obter financiamento para o seu negócio, sejam eles empréstimos ou linhas de crédito, através de parcerias com instituições financeiras.
Essas são apenas algumas das formas pelas quais o Hackacity pode apoiar iniciativas empreendedoras nas cidades. O objetivo é ajudar os empreendedores a alcançarem seus objetivos e a fazer seus negócios prosperarem.
Também temos buscado apoio para desenvolver um ambiente para o desenvolvimento de games e startups dentro do Guará. Para isso, conversamos com a administração e com vários outros buscando formas de fomentar esse plano.
Finalizo dizendo que cidade inteligente não é tecnologia, cidade inteligente são pessoas. Tecnologia é meio para alcançarmos um objetivo e veio para nos ajudar a viver bem.
Gostaria de encerrar dizendo que uma cidade inteligente não se trata apenas de tecnologia, mas sim de pessoas: conectadas, engajadas e felizes. A tecnologia é apenas uma ferramenta para alcançarmos nossos objetivos e para nos ajudar a viver de forma mais confortável, saudável e feliz.
Com isso em mente, o projeto Hackacity busca mobilizar as pessoas, a gestão e o conhecimento. Com um olhar de inovação aplicado às cidades, objetiva-se ter uma visão mais abrangente dos serviços de políticas públicas, comércio e cultura locais com a formulação de estratégias mais assertivas e focadas para os negócios e turismo da cidade e na experiência do cliente-cidadão: morador ou turista.
Priorizamos as soluções para problemas e demandas do cliente-cidadão e, somente depois de compreendermos suas necessidades, mapeamos as tecnologias necessárias, para desenvolver sua aplicação.
Cristiane Pereira, coordenadora do projeto Hackacity Guará